Manual de orientação para cadastro de fornecedores no Sistema de Gestão Descentralizada (SGD)
Cadastramento de fornecedores no novo Sistema de Gestão Descentralizada (SGD) das Caixas Escolares.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início ao processo de cadastramento de fornecedores no novo Sistema de Gestão Descentralizada (SGD), ferramenta que passa a ser utilizada pelas Caixas Escolares para a execução das ações descentralizadas.
Com o objetivo de orientar os fornecedores nesse procedimento, foi disponibilizado um manual elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em conformidade com as orientações do Memorando SEE/SA nº 606/2025. O documento apresenta todas as etapas necessárias para que os fornecedores estejam aptos a operar no sistema.
A normativa estabelece que o uso do SGD é obrigatório no âmbito da SEE/MG, sendo condição essencial que os fornecedores realizem o cadastro para participação nos processos vinculados às ações descentralizadas.
A implantação do SGD contribui para o aprimoramento da gestão pública, proporcionando maior eficiência administrativa e financeira, ampliando o controle e a transparência na aplicação dos recursos, fortalecendo a autonomia das unidades executoras e garantindo maior padronização e segurança nos processos de contratação.
O acesso ao Sistema de Gestão Descentralizada (SGD) para realização do cadastramento de fornecedores está disponível no link abaixo:
👉 https://caixaescolar.educacao.mg.gov.br/selecionar-perfil
O manual completo, com o passo a passo detalhado para o cadastro de fornecedores no SGD, pode ser acessado por meio do link disponibilizado abaixo.