Desde as civilizações mais antigas a uma relação entre conhecimento e poder, o maior exemplo disso foram as grandes guerras mundiais e a corrida espacial, onde as nações disputaram para ver qual delas possuía o conhecimento científico e tecnológico mais desenvolvido, o que implica no auge e potência da nação.

Desde a corrida espacial houve uma grande preocupação com o ensino de ciências, que hoje em dia muitas vezes é deixada de lado pelos jovens ao longo do currículo escolar devido a inúmeras barreiras encontradas ao longo do processo de aprendizagem.

Sua importância é destacada nos documentos oficiais da educação brasileira e também autores como Macedo e Silva (2010), Kato (2007) e Ricardo (2005), que apontam a possibilidade de inovar nas práticas docentes para que os estudantes não aprendam conceitos desvinculados de um contexto, sendo que o uso de situações do cotidiano nas aulas gera subsídios capazes de estimular o ensino, uma vez que as abordagens tradicionais têm apresentado pouco significado para os alunos.

Uma possível maneira de se trabalhar o ensino de forma contextualizada é através da construção de experimentos de baixo custo, ao longo do ano de 2019 foi desenvolvido um projeto na Eulália Gomes de Oliveira pelo professor Arian Rodrigues Batista e pela professora Valquiria Crislaine Barbosa de Souza. O principal objetivo deste projeto foi implementar a construção de experimentos de baixo custo nas aulas de Física e Química como meio de intervenção pedagógica, implicando na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de ciências no Ensino Médio. Este projeto culminou em uma feira de ciências.

Na disciplina de Física, cada turma se dividiu em equipes para a realização dos trabalhos. Tais trabalhos foram desenvolvidos ao longo do ano. Foi proposto aos alunos do primeiro ano desenvolvessem um foguete de Pressão, para se trabalhar os conteúdos referentes a mecânica newtoniana, como por exemplo, leis de Newton, lançamento oblíquo, resistência do ar, conservação da quantidade de movimento, forças dissipativas, dentre outros.

No segundo ano do ensino médio os alunos assumiram a responsabilidade construir barcos a vapor, para se trabalhar os conteúdos referentes a termodinâmica, como por exemplo, quantidade de calor, processos de transferência de calor, dilatação, gases, pressão e temperatura. Já no terceiro ano do ensino médio foi proposto a construção de uma bobina de Tesla, para se trabalhar os conteúdos referentes ao eletromagnetismo, como por exemplo, Gaiola de Faraday, Princípio de indução, constante dielétrica do ar, processos de eletrização, teoria das pontas, entre outros. Mas os alunos não ficaram restritos apenas a estes experimentos, o terceiro ano construiu vários experimentos atrelados aos conteúdos desenvolvidos ao longo da grade curricular.

Vale destacar que além destes projetos, os alunos desenvolveram vários experimentos referentes aos conteúdos trabalhados, como por exemplo, no segundo ano do ensino médio os alunos fizeram muitos experimentos na área de termodinâmica, como fornos que funcionam com luz solar, experimentos de ótica, como o túnel infinito, e no terceiro ano, foram construídos indutores capazes de aquecer metais através do princípio de correntes Foucault (“correntes parasitas”), também foram confeccionadas bobinas de tesla de pequeno porte, os alunos também participaram de um projeto de prevenção e cuidados com as descargas elétricas(raios), culminando na confecção de maquetes e cartazes para a apresentação a comunidade escolar. Os projetos desenvolvidos nas turmas é um caminho muito favorável para o desenvolvimento de um trabalho que busca excelência no ensino de Física.

Na disciplina de Química, cada turma permaneceu com suas equipes do trabalho de Física para um melhor desenvolvimento e realização, que será realizado durante o ano letivo. Foi proposto aos alunos dos 2° e 3° Anos do Ensino Médio que desenvolvessem experiências que mostrem os tipos de reações químicas que estão envolvidas no nosso dia-a-dia, pois as reação química é um processo em que novas substâncias são formadas a partir de outras, os tipos de misturas, transformações, solubilidade, densidade e velocidades das reações químicas.

Em suma, quanto a avaliação do projeto foi possível perceber ao longo deste processo o aumento do interesse dos alunos pelas aulas de Física e Química, o que pode ser confirmado com o aumento do índice de argumentos e da qualidade das respostas dos alunos ao longo das provas, o que é muito interessante no processo de ensino, onde os alunos passam de uma situação passiva dentro de sala de aula para uma posição ativa, participando da aula, fazendo perguntas, demonstrando interesse pelos conteúdos ministrados.