As avaliações realizadas pelo SIMAVE buscam aferir todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas analisam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, na gestão escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio.
Qual a importância das avaliações externas?
Focalizam o ensino de um sistema escolar e não o aluno. Isso significa que esse tipo de avaliação, embora busque identificar habilidades demonstradas pelos alunos, objetiva verificar se o ensino foi realizado como deveria. É diferente da avaliação do aluno, interna à escola, em que o professor, com base no que trabalhou em sala de aula, visa constatar o que os alunos aprenderam.
- O SIMAVE atua em duas modalidades, complementares e integradas: a primeira é a avaliação interna da escola, por meio do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE. A segunda modalidade é a avaliação externa do sistema de ensino, através do Programa de Avaliação da Alfabetização - PROALFAe o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB.
Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA)
- Tem por objetivo verificar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública;
- Primeira avaliação ocorreu em 2005:
- Amostrais no 2º e no 4º ano
- Censitária no 3º ano
- Em 2018:
- Censitária no 2º e no 3º ano
- Os resultados do PROALFA são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.
A divulgação é feita através do SITE http://www.simave.caedufjf.net
Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB)
- Tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que se refere às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática;
- Avalia os alunos, os professores, os especialistas e os diretores;
- Avalia alunos que se encontram no 5º ano, 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano, 3º ano do Ensino Médio;
Os resultados são apresentados da seguinte forma:
- Proficiência Média
- Participação (número de alunos)
- Evolução do Percentual de Alunos por Padrão de Desempenho (Baixo, Intermediário, Recomendado e Avançado)