É um programa do Governo de Minas Gerais que acompanha e monitora a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão dos conteúdos de história da África e cultura afro-brasileira nos currículos escolares das escolas estaduais de Minas Gerais e também da Lei 11.645/2008, que inclui o ensino de história e cultura indígena.

A iniciativa que leva para as salas de aula em todo estado o ensino da cultura e história africana e sua influência na formação da sociedade brasileira. Mais do que uma questão de conhecer nossa identidade, o desafio é superar preconceitos por meio de uma educação mais inclusiva e abrangente para todos.

OBJETIVO:

• Aplicação da Lei 10.639/2003 à inclusão da história e da cultura africana nos currículos escolares da rede regular de ensino de forma permanente, permeando todos os universos disciplinares, como forma de valorização na formação da sociedade brasileira.
  • Criar, estimular e ampliar as ações que as escolas já desenvolvem.
  • Mostrar aos educadores sobre a necessidade de conscientizar nossos alunos, principalmente nossos alunos negros, sobre a importância de concluírem seus estudos.