60 anos SRE Itajubá – Fazendo a Educação acontecer!

 

A Superintendência Regional de Ensino de Itajubá é uma das 47 que compõem os órgãos regionais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Antes da existência das Delegacias Regionais de Ensino (DRE); denominação da época; o ensino obrigatório era o primário. Haviam agrupamentos de escolas que ficavam sob a responsabilidade de um inspetor.

Em 1958, foi criada a Delegacia Regional de Ensino em Itajubá, denominando 8ª DRE, sob a gestão de Lucy Salles de Oliveira.

Nos primeiros anos de seu funcionamento, o trabalho da regional era destinado ao atendimento e assistência aos profissionais e alunos do ensino primário. As escolas públicas na época, de acordo com sua complexidade eram denominadas “Escolas Combinadas, Escolas Reunidas ou Grupo Escolar.

O número de regionais de ensino no Estado era pequeno e por isso essa Regional de Itajubá atendia uma jurisdição bem maior que hoje, com muitos municípios que passaram a fazer parte da regional de Poços de Caldas e de Pouso alegre, quando essas foram criadas.

O ensino no Brasil se ampliou com a promulgação da LDB 5692/71 onde estendeu a obrigatoriedade do ensino público até a 8ª série e o Ensino Médio passou a ser bastante incentivado nas escolas públicas. Esses níveis de ensino até esse momento eram oferecidos quase exclusivamente pela rede particular ou pela rede federal de ensino.

O trabalho na regional, nesta época era realizado em máquina de datilografia. Haviam funcionários datilógrafos que registravam todo o trabalho.  Os demais servidores preparavam os ofícios, relatórios e outros expedientes que eram encaminhados aos datilógrafos que realizavam o registro datilográfico para receber as assinaturas e serem encaminhados via malote à SEE. (muitas vezes um serviço preparado levava dias para ficar pronto, pois a demanda exigia que fossem colocados em ordem para ser datilografado).

Não havia concurso público para atuar na regional. Os servidores eram provenientes das escolas com seus cargos de Professor, Supervisor ou Orientador com autorização da SEE para atuar na regional. Não havia cargo específico de regional, até que no final dos anos 80 a legislação permitiu a transferência de cargo de professor ou de especialista para cargo da própria regional.

Depois da denominação 8ª Delegacia Regional de Ensino, passou a 15ª Superintendência Regional de Ensino, e atualmente sem a numeração, mas denomina Superintendência Regional de Ensino de Itajubá.

Atualmente a SRE Itajubá conta em sua jurisdição com 21 (vinte e um) municípios: Brasópolis, Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Consolação, Cristina, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Gonçalves, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Natércia, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim, Virgínia e Wenceslau Bráz. Atende 45 escolas estaduais (25.210 matrículas), 129 municipais (21.122 matrículas) e 59 escolas particulares (8.287 matrículas).

Até o ano de 2018 a SRE Itajubá teve 14 diretores: Lucy Salles de Oliveira (1960-1964), Gessy Rosa Costa (1964-1971), Edna Fernandes de Faria (1971-1976), Vera Bhering Sanches (1976-1983), Leny Del Ducca (1983-1991), Edna Terça Riêra Pereira (1991-1995), Maria das Graças Lenzi Resende (1995-1999), Ariércio Martins Ramos (1999-2000), Ana Tereza Paixão (2000-2001), Maria do Carmo Costa Vilella (2001-2003), Valéria do Carmo Bento Borges (2003-2011), Wagner Alexandre de Oliveira (2011-2015), Adilson Francisco dos Santos (2015-2016) e Silvia Renata Teixeira Rodrigues (a partir de 2016).

Atualmente inauguramos um novo tempo na educação onde ocorre a descentralização de competências da SEE para a SRE e também para as escolas, exigindo adaptação do servidor a novos desafios.

Ocorreu o processo de municipalização de escolas estaduais embasados na Lei Federal nº 9394/96, promovendo o crescimento da rede municipal, e tornando necessário maior entrosamento e parceria entre a SRE e Secretarias Municipais de Educação.

Com a globalização e a era tecnológica, vivemos em um contexto permeado por tecnologias que resultou no processo de implantação do sistema de informatização dos dados. Contamos hoje com um Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e com o Diário Escolar Digital (DED) que hospedam os dados gerais da educação. O Educacenso, sistema fundamental que permite oferecer dados de maneira detalhada do sistema educacional. O sistema de designação também conta com a web, e muitos cargos já são designados de maneira online, este sistema simplifica e agiliza o processo, além de facilitar aos candidatos poderem acessar onde estiverem para verificar sua situação, rompendo com o tempo e o espaço.

A SRE conta hoje com 73 servidores com formação em diversas áreas o que propicia a interação com conhecimentos diferenciados contribuindo com o fortalecimento do grupo.

As atividades desenvolvidas pela SRE são diversificadas em cada um de seus setores. Dividida em três diretorias: Administrativa/Financeira, Pessoal e Pedagógica.

A Diretoria Administrativa/Financeira (DAFI) tem por finalidade programar, coordenar, acompanhar, avaliar e executar as atividades orçamentárias, financeiras e administrativas no âmbito regional, com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional. Em 2018 a diretoria está sob a responsabilidade de Fabiana Santos Salgado. Esta diretoria compreende os setores: Divisão Operacional e Financeira (DIVOF) que compreende as Diárias e Prestação de contas e está sob a responsabilidade de Marília Gabriela Ribeiro Paz, Rede Física que compreende o patrimônio e está sob a responsabilidade do engenheiro Jesus Guimarães de Araújo  e o setor de Compras que conta com a coordenação de Rita de Cássia da Silva.

A Diretoria de Pessoal (DIPE) planeja, coordena, acompanha, avalia e executa as ações de administração de pessoal no âmbito regional, com a orientação técnica e acompanhamento da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos Tem o comprometimento e segurança no desempenho de suas atribuições, garantindo a qualidade dos trabalhos dos setores: Divisão de Direitos e Vantagens/Aposentadoria, de Gestão de Pessoal e do setor de Pagamento sob a direção de Josiane Rosa Vilas Boas Schumann, de forma ética, moral e transparente, na execução dos trabalhos. Atualmente a diretoria está sob a direção de Priscilha Adriana Vilas Boas.

A Diretoria Educacional (DIRE) tem por finalidade coordenar o desenvolvimento das ações pedagógicas e de atendimento escolar, com orientações e acompanhamento as demandas escolares, com supervisão técnica e acompanhamento da Subsecretaria de Educação Básica.  Tem como compromisso a garantia na excelência no atendimento dos setores: Divisão de Atendimento Escolar (DIVAE), Divisão de Equipe Pedagógica (DIVEP) e Núcleo Tecnológico Educacional (NTE) sob a responsabilidade de Renata Abranches Osório. Atualmente a diretoria conta com a gestão de Cleuza Rosália Ferreira de Moraes.

 

Autoria: Cleuza Rosália Ferreira de Moraes

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

Rua Tabelião Thiago Carneiro Santiago, 364

Bairro BPS

Itajubá - MG  CEP: 37.500-021

Telefones de contato (35)3629-9500

Temos 132 visitantes e Nenhum membro online