Conselho de Representantes de Turmas

Terminamos no dia 20/05 a etapa de eleição dos Representantes de Turmas das Escolas Estaduais da Superintendência regional de Itajubá.
O Conselho de Representantes de Turma, desenvolvido desde 2017 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, tem o intuito de promover a participação estudantil nas escolas e estimular o protagonismo dos estudantes.
A ação consiste no processo de escolha de representantes estudantis, por meio da eleição nas turmas e nas escolas, para compor Os Conselhos de Representantes de Turmas. Auxiliados por um Professor Referência da escola e um Servidor Referência da Superintendência de Ensino farão a elaboração e a execução de Planos de Ação propostos pelos mesmos.

O/A Representante de Turma é o/a estudante eleito de forma democrática pelos seus pares (colegas de turma) para representá- los, no âmbito da escola, de acordo com os interesses da sua classe.
Ser Representante de Turma é agir com compromisso e responsabilidade se conscientizando e a seus pares que os estudantes são as pessoas mais importantes da escola, que as escolas são deles, portanto cabe a eles cuidar, preservar e propor alternativas para que essas escolas sejam cada vez melhores, dentro de um ambiente de acolhimento, empatia e respeito às diferenças.
Parabéns a todos os eleitos!👏👏👏