Os jovens alunos-atletas que, brilhantemente, representaram as escolas da área de abrangência da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, foram homenageados, na tarde do dia 14 de agosto, na sede do órgão regional. Eles conquistaram várias medalhas, na Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2019, realizada em Uberlândia, no período

de 29 de julho a 3 de agosto de 2019. Todos foram recebidos e abraçados pelo novo Superintendente, Wagner Alexandre de Oliveira, e pelos técnicos da S.R.E Itajubá, sendo agraciados com certificados, em reconhecimento pela conquista. Wagner ressaltou a grande participação dos alunos da EE Florival Xavier, de Itajubá, que conquistaram a inédita medalha de prata, no vôlei masculino, módulo I. Nunca antes, uma equipe da Regional, havia chegado tão longe numa modalidade coletiva.

A participação da EE Florival Xavier foi a seguinte:

Dia 30 de julho: E.E. Florival Xavier, Itajubá 02 X 00 Colégio Equipe, de Muriaé;

Dia 31 de julho: E.E. Sant’Ana Brasília de Minas 00 X 02 E.E. Florival Xavier Itajubá;

Dia 1° de agosto: E.M. Córrego São Miguel, de Rio Piracicaba 00 X 02 E.E. Florival Xavier;

Dia 2 de agosto: E.E. Florival Xavier 02 X 01 E.E. Herculégio Antônio Borges, de Conceição das Alagoas;

Dia 3 de agosto de 2019, no sábado, na grande final: E.E. Florival Xavier 01 X 02 E.E. Joaquim Correa, de Juatuba.

O placar foi este: 25x18, 25x27 e 11x15. Faltou muito pouco para que os alunos de Itajubá vencessem o segundo set e conquistassem a medalha de ouro.

Para a conquista histórica foram utilizados os seguintes atletas: André Maurício Lavinas, Renan dos Santos Cavalheiro, Leandro Gomes dos Reis, Juliano Silva de Medeiros, João Pedro Santana Fernandes, João Pedro Alves de Toledo, Gabriel Silva de Medeiros, Gabriel Lucas Silva Prado de Oliveira, Gabriel Henrique Ribeiro, Gabriel Henrique da Silva Flora, Gabriel Felipe Braga Maduro, Alisson Henrique Ramos Carneiro. Todos na faixa etária de 12 a 14 anos. Com certeza, eles ainda trarão muitas conquistas para suas vidas e para a escola.

O técnico da equipe é Douglas Henrique Cândido, Amigo da Escola e voluntário. Ele desenvolve o projeto “Resgatando Jovens”, com o apoio da prefeitura de Itajubá, da Escola e da comunidade.

Além do futsal, as conquistas se estenderam para o xadrez e o judô, com duas classificações para a etapa nacional.

No xadrez,  Festival Blitz, Jhonatan Artur de Almeida Rodrigues, da EE Major Lisboa da Cunha, de Wenceslau Braz, com 6 vitórias conquistou a Medalha de Ouro. Ele teve como técnica a Professora Rosimery Cristiane Pinto.

Três alunos do Curso G9, foram medalhistas. No módulo I,  Renan de Souza Stockler Morais, do Curso G9, de Itajubá, conquistou a medalha de prata. No módulo II, Pedro Esteban Arango, do Curso G9, levou a prata. Já a Vivian dos Santos Carvalho,  Curso G9, ganhou a medalha de bronze. Antonio Martins de Souza Neto atuou como técnico.

No Judô,  Módulo I - Meio Pesado, Pedro Henrique Souza, da EE Major João Pereira, de Itajubá, ficou em 3º lugar, conquistando a Medalha de Bronze. Ele tem 13 anos e cursa o 8º ano do Ensino Fundamental.

No Módulo I - Ligeiro,  Henrique Pereira dos Santos, 12 anos, do Colégio da FEPI, de Itajubá, conquistou Medalha de Ouro.

No Módulo I - Meio Leve, Pedro Henrique de Oliveira Machado, 12 anos, do Colégio Castelo do Saber, de Itajubá, também conquistou a Medalha de Ouro.

No Judô Módulo II, João Vitor da Silva Correa, do Colégio Empreender, levou a Medalha de Bronze.  O técnico da equipe foi Alexandre Braz Carneiro. O Diretor do Colégio Empreender, Cirineu Ferreira dos Santos, participou da homenagem na S.R.E Itajubá. E ainda, Ederson Tadeu Silva de Souza , técnico de Judô, Professora Janes Ladislau e Valter Salgado Machado, pai do atleta  Pedro Henrique.

(Texto e fotos Edinho)

Pedro Henrique, o Menino de Ouro

Pedro Henrique de Oliveira Machado, itajubense, nascido em 25/11/2006, filho de Valter Salgado Machado e de Verônica Vitória de Oliveira Machado, aluno do 7º ano da Escola Castelo do Saber, de Itajubá, é atleta da Academia Yama de Judô, do Sensei Alexandre Braz Carneiro. Praticante de Judô desde julho de 2014, Pedro Henrique começou no esporte por iniciativa dos pais pela filosofia do Judô e com o objetivo de gastar energia e tornar-se uma pessoa mais centrada para a vida. Nesse período, participou de vários torneios e campeonatos, com resultados expressivos, culminando, em maio de 2017, com o título de Campeão Mineiro de 2017, garantindo assim uma vaga como o único representante mineiro da categoria sub 13 peso leve, no Campeonato Brasileiro que foi disputado nos dias 04, 05 e 06 de agosto daquele ano, na cidade de Lauro de Freitas-BA, em um dos maiores centros de treinamentos de Judô do mundo. Nessa categoria participaram atletas de todo o Brasil, nascidos nos anos de 2005 e 2006, com pesos entre 34 e 38 quilos. Pedro Henrique representou muito bem o estado de Minas Gerais, ficando em nono lugar após competir em uma chave muito dura, que teve a participação de vinte atletas. Em 2018, foram 24 competições, com 22 pódios, sendo 17 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Em 2019, sagrou-se Campeão Mineiro e do JEMG, garantindo vaga para o Brasileiro Regional, Brasileiro Nacional e para as Olimpíadas Escolares da Juventude, que será disputado no período de 15 a 20 de novembro em Blumenau-SC. Também se classificou para o Pan-Americano, que já foi disputado no Chile.  Em seu currículo, Pedro Henrique possui muitas conquistas por várias cidades do Brasil.

(Valter Salgado Machado, o pai)