No dia 25 de Outubro ocorreu o “I Festival de Vídeos Matemáticos da Alfredo Albano”, que teve como objetivo conectar a Matemática com nosso mundo atual, envolvendo Tecnologia, Matemática e Cotidiano.

Este projeto consistiu na produção de vídeos com conteúdos matemáticos, os quais participaram de um Festival interno na Escola Estadual Alfredo Albano de Oliveira, com a finalidade de trabalhar a Matemática por uma perspectiva diferenciada, na qual os alunos fossem ativos no processo de ensino/aprendizagem e gerando materiais produzidos por eles próprios. Além disso, buscou-se envolver os mesmos de forma que se destacasse o trabalho em equipe assim como a socializaçao e a criatividade.

Com um tema definido e divididos em grupos, os alunos trabalharam em funções específicas, a fim de realizar as etapas do trabalho que envolvia pesquisa e socialização, culminando com a produção de um vídeo.

As entregas dos relatórios junto aos vídeos de cada equipe foram feitas antecipadamente, com a intenção de realizar-se uma análise de cada vídeo a fim de identificar possíveis imprecisões a tempo de solicitar correções por parte de cada grupo. Além do valor cumulativo como “nota” do bimestre, os vídeos passaram por uma seleção a fim de participarem do Festival. O projeto buscou valorizar o trabalho dos alunos, assim como fazer com que apreciem a Matemática e percebam sua utilidade em vários meios no nosso cotidiano, trabalhando assim o letramento matemático.

Durante o dia do Festival, houve um bate papo com uma ex-aluna da escola que se formou em Matemática e palestrou sobre a Matemática no meio acadêmico, assim como a importância das Mulheres na Ciência. Além disso, houve uma mostra dos vídeos elaborados e a avaliação dos mesmos quanto a três critérios preestabelecidos: (1) Natureza da ideia matemática; (2) Criatividade e Imaginação e (3) Qualidade artística. Os vídeos que se destacaram a partir destes critérios, além daquele escolhido pelo maior número de votos no “youtube” receberam uma premiação simbólica entregues durante o Festival. Os vídeos de todas que concorreram no I Festival se encontram no link:

A intervenção revela o quanto uma abordagem diferenciada traz prazer aos alunos e satisfação enquanto professor. O envolvimento, a colaboração, a disposição e a vontade de se superar, mesmo perante dificuldades, geraram boas apresentações e consequentemente, bons resultados. Entende-se que a atividade pode ajudar os alunos a perceberem a relevância da produção de vídeos como meio de desenvolver o conhecimento matemático, assim como auxiliar em uma mudança de percepção com a Matemática.