No dia 05 de outubro de 2019 a escola E.E. Maria Lina de Jesus realizou o Enduro a pé Educacional, onde os alunos, funcionários, pais e professores participaram do evento. O objetivo foi desenvolver a liderança, trabalho em equipe, além do envolvimento entre a comunidade escolar. Todos os componentes curriculares foram envolvidos.

Houve participação e envolvimento da direção da escola, professores, funcionários e alunos na organização do evento durante toda semana o que fez toda diferença no resultado final.

O enduro foi organizado da seguinte maneira: os alunos foram divididos na quadra da escola (Local de saída) com coletes de cores diferentes em 10 grupos de 8 pessoas (Ensino Fundamental e Médio) e receberam um caderno com 5 páginas onde cada uma correspondia a um percurso. As informações foram a velocidade média desejada do percurso e distância do trajeto;( ex: Velocidade= 90 metros por minuto e distância 450 metros, o que significa que deveriam calcular e percorrer este trajeto no tempo de 5 minutos). Somando todos os percursos chegamos em um trajeto total de 3,0 quilômetros e no tempo total de 40 minutos. Segue o trajeto 1 abaixo como exemplo:

Durante o percurso os alunos tiveram que responder os desafios educacionais, desvendar o enigma onde em cada um dos trajetos as equipes receberam uma pergunta impressa relacionada a uma disciplina escolar e no fim deste trajeto deveriam falar ao posto de controle a resposta correspondente a alternativa correta e então receber uma nova pergunta relacionada a outra disciplina; cada resposta incorreta seria descontado da pontuação final 25 segundos (pontos).

Quando as equipes retornaram para a escola recebiam uma folha com as cinco perguntas do percurso. De acordo com as alternativas assinaladas em cada pergunta (juntando todas as letras das alternativas) formaria uma palavra, para cada equipe foi designado um professor para ouvir a resposta dos alunos e liberar a saída da quadra e busca pelo enigma que estaria escondido na escola de acordo com a palavra encontrada (A palavra formada foi árvore).

Algumas equipes resolveram o enigma saíram na busca procurando nas árvores da escola e encontraram um brinde. Foi a segunda vez que o evento foi realizado na escola Estadual Maria Lina de Jesus e proporcionou nos alunos diversas habilidades como raciocínio lógico matemático, trabalho em equipe, aumento a capacidade cardiorrespiratória, redução do risco de doenças cardiovasculares e, sem dúvidas, o contato com a natureza ajuda a reduzir sintomas do estresse e ansiedade do cotidiano.

Equipe branca próxima ao segundo ponto do trajeto.

Equipe vermelha próxima ao terceiro ponto do trajeto 3

Professor de Educação Física Lucas Paiva Bonette Orientando os alunos.

Equipes recebendo orientações do Enduro Educacional