Introduzindo a Educação Patrimonial nas aulas de Filosofia no Ensino Médio da Escola Estadual Dino Ambrósio Pereira, do Bairro Bom Sucesso, em Brazópolis, Minas Gerais, com o tema: O Lugar onde eu vivo, os Professores Cleber Marinho da Cruz (Filosofia) e Sandra Serpa da Veiga (Língua Portuguesa) trabalharam o sentimento de pertencimento e a identificação cultural com adolescentes de 15 a 19 anos.
O projeto teve por Objetivo
· Conhecer, resguardar a memória da comunidade e sentir-se parte dela.
- Possibilitar aos alunos o conhecimento dos patrimônios culturais do município;
- Aprender a preservar os patrimônios culturais;
- Interagir com a comunidade buscando histórias e registros de manifestações através de entrevistas, registros em livros, jornais, etc.
A Educação Patrimonial consiste em uma proposta de aprendizagem que desperte a atenção de pessoas de todas as idades, inclusive de aluno desde a educação fundamental em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural, seus produtos e manifestações, que despertem nos alunos o interesse em resolver questões significativas para a vida pessoal e coletiva.
O projeto ganhou destaque na região da Superintendência Regional de Educação de Itajubá, da qual Brazópolis faz parte, tendo sua apresentação na Feira de Empreendedorismo da FACESM – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas no dia 08 de novembro de 2019, como exemplo de prática educacional. Os alunos apresentaram o projeto de Educação Patrimonial e o vídeo documentário vencedor da etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa sobre o Observatório do Pico dos Dias.
A conclusão do Projeto envolveu toda a comunidade escolar para a exibição dos Vídeos Documentários produzidos, envolvendo alunos, professores, pais e comunidade.
Foto 1: Palestra para introdução do tema.
Fotógrafo: Arquivo da E.E. Dino Ambrósio
27 de março de 2019
Foto 2: Palestra para introdução do tema.
Fotógrafo: Arquivo da E.E. Dino Ambrósio
27 de março de 2019
Foto 03: Arquivo histórico do Castelinho.
Fotógrafo: Arquivo da E.E. Dino Ambrósio
15 de maio de 2019