Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, dos conhecimentos gerais e do censo crítico. Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior competência (habilidade) na escrita.

Ao ler, o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.

Ler poesias com crianças constitui-se num desafio prazeroso para nós educadores. Sendo assim, foi proposto pela professora no uso da biblioteca um trabalho onde houve um abandono momentâneo das carteiras e espaços foram dados para a libertação do corpo dos alunos para que as poesias se relacionassem com eles.

E foi pensando nisso que fizemos a apresentação do “Show Literário Vinícius de Moraes”.

Apresentação: O pato

Foi iniciado com a biografia do autor, de forma clara e simples, onde os alunos puderam se identificar com algumas características de Vinícius de Moraes e conhecer sobre a vida do autor.

Em seguida, com a ajuda de alguns alunos, fizemos a apresentação de alguns poemas mais conhecidos do autor, tais como: As abelhas, O pato, O velho e a flor, pela luz dos olhos teus e o Soneto de fidelidade.

Encerramos esse momento de aprendizagem com uma frase do poeta “ A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.

Outras imagens:

Apresentação: A abelha