O Regime de Estudo não Presencial para os alunos das escolas da rede pública estadual de Minas Gerais é um conjunto de ferramentas pensado e desenvolvido pela equipe da SEE/MG com o apoio das redes municipais para minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 - e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para proteger vidas, evitando a aglomeração e circulação de pessoas.

Para o Regime de Estudo não Presencial foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas.

Os Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período. O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

O Programa de TV: Na segunda-feira (18/05), estreia o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As aulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Conexão Escola: Já a partir da segunda-feira, dia 18 de maio, será disponibilizada a terceira ferramenta: o aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”. O aplicativo está disponível na loja Google Play Store e, em breve, estará também da Apple Store.

Além disso, todos os materiais e o guia prático de como acessar os PETs, o programa Se Liga na Educação e o Conexão Escola estarão no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado de Educação: educacao.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria de educação de Minas Gerais