E fomos muito mais além do esperado... Apesar da pandemia, dos transtornos, dos obstáculos, das reviravoltas... continuamos a investir em nós mesmos: estudamos através de projetos desenvolvidos em nossas atividades complementares, além das atividades relacionadas aos PETs...
Participamos do Projeto Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, que tem como missão “Promover mudança de cultura sobre a segurança com eletricidade, a partir da conscientização da população e da capacitação de profissionais”. Chamamos o eletricista da Prefeitura Municipal, Breno Alves, em uma “live” para nos ajudar a clarear as ideias a respeito desse assunto.
Também tivemos várias oportunidades de trabalhar em vários projetos em parceria com o PSE – Saúde e Educação: passamos pelo Projeto Maio Amarelo - educação para o trânsito, depois saúde bucal, situação vacinal, alimentação saudável, educação socioemocional...
Com os PETs estudamos vários gêneros textuais e colocamos tudo em prática. Através de tantas propostas ricas em conteúdo, os estudantes puderam observar as profissões dos policiais, guardas de trânsito, motoristas, dentistas, enfermeiros, médicos, nutricionistas, jornalistas, repórteres, âncoras. Os alunos dos sextos e sétimos anos, empolgados “com seus cinturões iguais ao do Batman”, colocaram neles as ferramentas necessárias e fizeram vídeos, áudios, textos... os resultados foram surpreendentes e impressionantes.
Nas transições entre o estudo remoto, o estudo híbrido e o estudo presencial tivemos que utilizar os nossos dons: equilíbrio, atenção, concentração em sua potência máxima para atravessarmos essas pontes sem cairmos na depressão, na baixa autoestima, no cansaço, no desânimo.
Foi fácil? Claro que não. Ao reencontrarmos, agora no final do ano, alguns de nossos alunos estavam perdidos, já não sabiam quem eram, quais eram seus valores, sua importância. Uns agitados, outros ansiosos...
Foi aí, que ainda deu tempo de iniciarmos o último projeto do ano: educação socioemocional. Em nossas rodas de conversa cada um foi se redescobrindo e descobrindo o prazer de viver. E a Maria Vitória: “ Nossa! Dona Lourdinha, essa foi a melhor aula”. E a Helena: “ Hoje nós podemos continuar falando de nós e de nossos sentimentos?
E não é que o governo enviou para a biblioteca um livro que trata exatamente dos sentimentos e vida dos adolescentes? ”caiu como uma luva “ para completar nosso último projeto do ano. “A árvore: três caminhos” de Janaína Tokitaka, o qual conta a história de Sofia, uma menina de 14 anos. A obra aborda amizade, amor, desafios pessoais.... Ainda estamos lendo.
E para finalizar o ano, a nossa parceira ABRACOPEL, veio até nossa escola trazer lembranças, certificados e medalhas para alunos que participaram com seus textos.
Parceria, incentivo e motivação não nos faltaram. Aproveitamos tudo ao máximo. Vivemos intensamente a escola: ESCOLA É VIDA!
Maria de Lourdes Lopes de Arantes em 30.11.2021 às 16 hs – Prof. de Língua Portuguesa
ESCOLA ESTADUAL “JOÃO GOULART SANTIAGO BRUM”
NATÉRCIA MG