O resultado da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi divulgado na terça-feira (18/1). Pela rede estadual de ensino de Minas Gerais 39 estudantes faturaram medalhas de ouro, 153 de prata e 412 de bronze, além de 4.021 menções honrosas. Um resultado muito importante e que deve ser comemorado. Confira aqui os alunos premiados das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá:

Confira aqui a lista completa de alunos premiados na 16ª OBMEP: Resultados OBMEP

Escolas destaque

Das 33 escolas públicas mineiras premiadas pela organização da Olimpíada, 27 são da rede estadual de ensino. A premiação das escolas está relacionada ao desempenho dos estudantes. As unidades de ensino serão premiadas com diplomas e kits com material didático.

Professores premiados

A rede estadual de ensino mineira também teve professores premiados na competição. Na SRE de Itajubá:

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram inscritos 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares.

Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.