Projeto “Tira do círculo” é executado com êxito na EE Renascer – Educação Especial e traz excelentes resultados comportamentais. O Professor Cláudio leciona o Componente Curricular “Educação Física” na EE Renascer - Educação Especial, localizada no município de Maria da Fé. Ao observar que os alunos se mostravam agressivos durante suas aulas, começou a pensar em uma estratégia para trabalhar com as competências sócio emocionais e assim canalizar essa energia positivamente. Elaborou um projeto que teve como objetivo a redução da violência e agressividade no ambiente Escolar. O projeto teve como inspiração um esporte indígena, denominado " derruba o toco".
Nesse sentido o Professor fez uma adaptação para suas aulas intitulando de "tira do círculo". Essa técnica possibilita a construção de um campo energético, que aumenta a união e a força. Uma força voltada ao coletivo e a igualdade.
O trabalho se desenvolve da seguinte maneira: Delimita um círculo com uma corda e uma dupla vai para dentro do círculo. Ao sinal do Professor um tenta tirar o outro de dentro.
Quem sai não é o perdedor, mas aquele que está se aprimorando, pois terá oportunidade de obter sucesso nas próximas rodadas, pois as duplas sempre são alteradas no intuito de dar condições a todos de ter sucesso.
Essa foi uma tentativa de canalizar a agressividade de uma forma viável, onde os alunos demonstram sua força e automaticamente se fortalecem no respeito ao próximo. A roda possibilita que todos se vejam. E nesse campo energético cria-se uma percepção favorável em relação a ética, a moral, o respeito e o cuidado com o outro e também corrobora com o respeito com o espaço do outro, além da percepção de suas limitações e desenvolvimento da resiliência.
Com esse trabalho foi possível observar a melhora no comportamento e no relacionamento entre os alunos.