Os alunos 1° REG 1 e 1° REG 2, orientados pelo professor de química, Ítalo José Alvarenga de Souza, realizaram um trabalho prático sobre modelos atômicos, utilizando a metodologia rotação por estações. Os alunos receberam apenas as instruções de como funcionaria a atividade e a teoria de cada cientista: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e Schrödinger, sem as representações ilustrativas de cada modelo.
Os alunos formaram 5 grupos, sendo cada grupo responsável por um modelo atômico. As teorias de cada cientista foram fixadas nas bancadas a cada 5 minutos era feita a rotação dos grupos no sentido horário.
Esta atividade teve por objetivo trabalhar o conceito sobre modelos atômicos usando a prática, de forma mais dinâmica, desenvolvendo a criticidade para construir uma base mais sólida sobre a evolução dos modelos atômicos. Ao final da atividade pode-se observar que alguns modelos saíram bem parecidos com a imagem retratada pelos cientistas, fato que comprova que os alunos conseguiram absorver os conceitos de cada teoria e aplicar na prática.
Foto: Ítalo Alvarenga
Foto: Ítalo Alvarenga
Foto: Ítalo Alvarenga