No dia 9 de março de 2024, durante o sábado letivo da Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues d’Oliveira, foi realizado o projeto “Dia D do Polivalente/50 anos: a Escola no combate contra a Dengue”. Estiveram envolvidos no projeto especialistas, professores e alunos de diferentes turmas e níveis de ensino.
Esta atividade atendeu às orientações da Secretaria de Estado de Educação, por meio do Memorando-Circular nº 40/2024/SEE/SB de 22 de fevereiro de 2024, que encaminhou orientações para trabalho de prevenção e combate às arboviroses, neste caso, os mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya, visto que o Estado se encontra em situação de emergência. 

Inicialmente, o professor Omar Carvalho Rosa Junior, responsável por ministrar as disciplinas de Biologia e Ciências na escola, apresentou aos alunos um vídeo educativo abordando o tema "Dengue", destacando a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti para prevenir a disseminação da doença.

Posteriormente, os alunos se reuniram no refeitório da escola para a criação de cartazes e panfletos contendo informações sobre a Dengue, juntamente com frases destinadas a promover a conscientização sobre a doença. Em seguida, a professora Isabel Cristina do Nascimento Silva, responsável pela disciplina de matemática, conduziu um Quiz interativo, envolvendo os alunos com questões relacionadas ao ciclo de vida do mosquito da dengue, métodos de combate e características dos indivíduos infectados pela doença.

Para encerrar o evento, alunos e professores organizaram uma caminhada de conscientização pelos arredores da escola, distribuindo panfletos informativos sobre a prevenção da dengue à comunidade local. Além disso, alguns participantes equipados com os materiais de segurança adequados dedicaram-se à limpeza dos arredores, recolhendo copos plásticos e outros resíduos que poderiam servir como criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Neste dia, contamos com a presença da Superintendente Priscilha Adriana Vilas Boas, que veio prestigiar as atividades realizadas durante o sábado letivo, juntamente com alunos e professores. Ao término das atividades educacionais, foi feita uma reflexão sobre os benefícios do projeto desenvolvido no sábado, que proporcionou uma ampla construção de conhecimentos para os alunos. Além disso, destacou-se o trabalho de conscientização sobre a dengue, abordando temas transversais importantes para a formação acadêmica dos estudantes. Essa iniciativa contribuiu significativamente para a formação integral dos alunos, reconhecendo o papel ativo que desempenham na sociedade.

Lucas César da Silva, Luciane da Costa Lemos, Ana Virginia Ribeiro Micheleto, Isabel Cristina do Nascimento Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

Rua Tabelião Thiago Carneiro Santiago, 364

Bairro BPS

Itajubá - MG  CEP: 37.500-021

Telefones de contato (35)3629-9500

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online