No dia 6 de maio de 2024, a Escola Estadual Professor Antônio Rodrigues celebrou o Dia Nacional da Matemática em honra a Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César Mello e Souza, renomado matemático, escritor e educador brasileiro. O evento teve como propósito incentivar atividades culturais e educativas nessa data, conforme proposto pelo Ministério da Educação e da Cultura. Em nossa escola, realizamos uma feira dedicada à importância e aplicabilidade da Matemática em nosso cotidiano. 

Durante a feira, os alunos do 3º ano do Ensino Médio realizaram apresentações sobre Geometria Espacial e suas aplicações, por meio de experiências que exploraram a interdisciplinaridade. Já os alunos do 2º ano do Ensino Médio abordaram a Matemática Crítica, discutindo temas contemporâneos como Beleza, Dengue, Obesidade, Jogos Pedagógicos e o uso do celular em sala de aula. Eles seguiram as etapas do método científico, criando um diário de bordo para registrar suas descobertas. 

Na turma do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Profissionalizante, os alunos apresentaram jogos de dominó envolvendo notação científica. Além disso, alguns estudantes do Ensino Fundamental prepararam uma dança árabe e compartilharam informações sobre a vida de Júlio César Mello e Souza e suas obras. Também celebramos os 50 anos de nossa escola e prestamos homenagem ao Professor Antônio Rodrigues D'Oliveira, que deixou um legado na história da Matemática em nossa cidade, Itajubá. 

Para encerrar o evento, realizamos uma atividade de Gamificação, um quiz de raciocínio lógico, no qual os participantes que acertavam recebiam premiações. Destacamos a significativa contribuição da feira para o aprendizado da Matemática e enriquecimento cultural.

 

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

Rua Tabelião Thiago Carneiro Santiago, 364

Bairro BPS

Itajubá - MG  CEP: 37.500-021

Telefones de contato (35)3629-9500

Temos 38 visitantes e Nenhum membro online