A Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, do município de Pedralva, representando a Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, participou no dia 24/10/24, da 22ª FEMF, promovida pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM) e o Colégio Empreender, cujo tema foi "ambientes de inovação e empreendedorismo". A escola apresentou os Cursos Técnicos em Tempo Integral - EMTI e seus objetivos, por meio de algumas práticas realizadas no decorrer do ano. Os cursos são: Agropecuária, Informática e Logística.
Agropecuária é voltada para o aluno que tem interesse no trabalho com o campo e a vida animal. Os alunos participaram de diversas aulas práticas em fazendas, permitindo o contato direto com o ambiente agrícola e atividades de manejo com animais. Houve também clubes de protagonismo voltados para a Zootecnia, os quais os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre o mundo animal e se aprofundar em conhecimentos com aulas práticas. Além disso, sempre são apresentadas novidades para o aprendizado prático, visando o dia-a-dia no campo, como: visitas a exposições agropecuárias e participação em eventos do setor.
O curso de Informática é inovador! Seus focos são teoria e prática relacionadas a Software e Hardware. Foram muitas as aulas práticas no laboratório, onde os alunos aprenderam sobre os componentes de Hardware dos computadores e desenvolveram conhecimentos em slSoftware. O curso iniciou-se com a programação de algoritmos utilizando o Visualg e com o pacote LibreOffice, que inclui ferramentas para criar e editar documentos, planilhas e apresentações. Além disso, cada equipe teve a oportunidade de desenvolver novas habilidades por meio de projetos específicos, como: robótica básica com o uso do Arduino e a criação de jogos simples em plataformas de código aberto.
O curso de Logística tem seu foco na administração e organização dos fluxos de materiais e informações. Os alunos tiveram algumas práticas, como as visitas que foram realizadas em fábricas de nosso município, onde os alunos puderam observar de perto o funcionamento dos sistemas logísticos em indústrias e também conheceram a logística na agricultura, através de visita a empresas do ramo da cafeicultura. Também realizam atividades no laboratório de informática, onde os alunos utilizaram Softwares específicos para planejar e otimizar processos logísticos.
Esses três cursos técnicos oferecem uma formação diversificada e prática, preparando os estudantes para o mercado de trabalho com experiências reais em cada área. Os alunos têm a oportunidade de aprender e desenvolver por meio de atividades práticas, colocar o protagonismo em ação, isso o que faz e fez toda a diferença na formação dos nossos alunos.