Desenvolvido na Escola Estadual Barão do Rio Branco de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, no município de Itajubá, pela Professora Walkiria Silva Arantes, PEB-Arte, dos 9º anos do EF e Ensino Médio.
Durante as aulas de Arte foi compartilhada parte da biografia do pintor Claude Monet (1840-1926), tendo o artista problemas visuais decidiu pintar da forma que enxergava, ou seja, “borrado”. A princípio, o autor sofreu preconceitos, mas os superou e sua forma de retratar o que via transformou-se em estilo artístico: o Impressionismo.
Partindo da história de superação de Monet, os alunos foram orientados a superar os obstáculos, enfrentar os preconceitos, lutar contra a vitimização, ter empatia e exercitar a paciência. Utilizaram folhas de sulfite, canetinhas hidrográficas e lápis de cor para confeccionar durante as aulas suas obras. Os resultados apresentados foram criações inspiradas no estilo artístico de Monet: o Impressionismo e o Neoimpressionismo.
Buscando o envolvimento social e a valorização dos alunos, promoveu-se uma exposição em uma loja da cidade, no calçadão central da cidade, onde os desenhos foram apreciados e votados para pela comunidade local.
Exposição dos projetos: