A educação é um processo dinâmico que vai além das quatro paredes da sala de aula. Nesse sentido, buscando reconhecer práticas exitosas realizadas e proporcionar aos alunos oportunidades de aplicar seus conhecimentos em contextos reais, a EEPW incentivou alunos e professores a divulgação e participação em eventos acadêmicos universitários. Essa iniciativa visou não apenas ampliar o horizonte educacional dos alunos, mas também promover uma cultura de pesquisa e excelência acadêmica desde cedo. Em 2023 culminou-se com alguns trabalhos apresentados em dois grandes eventos, os quais são destacados nesta matéria.

O trabalho "Matemática em Cordel: o uso da escrita em aulas de Matemática" foi apresentado no IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (Shiam), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo professor Patrick Eduardo. O mesmo foi realizado com os alunos de Educação em Tempo Integral da EEPW, esta prática envolveu pesquisa, escrita e muita dedicação por parte de todos os envolvidos.

Fonte: Registro dos professores

Foram mais de 60 poemas escritos em forma de cordel, os quais também foram apresentados como material didático no Simpósio Internacional de Educação em Ciências (SIMPEDUC), realizado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Em outro momento, também no no SIMPEDUC, os alunos de 2º ano do Ensino Médio, Vitória e Vinícius, apresentaram sobre a experiência vivenciada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e a participação na 40° Jornada de Foguetes realizada em Barra do Pirai (RJ). Este projeto teve a orientação da professora Cíntia Torres e colaboração do professor Patrick Eduardo.

Fonte: Registro dos professores

Também no SIMPEDUC, alguns alunos de 1° ano, sob a orientação da professora Rosana, e com a colaboração dos professores Iara e Patrick, apresentaram dois trabalhos: (1) Realidade como aliada em sala de aula: construção de uma garrafa portátil para o transporte em baixas temperaturas; e (2) “LOVE” como recurso didático nas aulas de Biologia/Ciências., os quais foram trabalhados de forma comum nas disciplinas de Biologia e Tecnologia e Inovação.

Fonte: Registro dos professores

Entende-se que a participação nesses eventos permita aos alunos uma oportunidade de interagir com estudantes universitários, professores e pesquisadores, trocando experiências, conhecimentos e ampliando sua rede de contatos. Além disso, para os professores essa abordagem representa uma oportunidade de aprimoramento profissional, uma vez que estão envolvidos no processo de orientação e preparação dos alunos para apresentarem seus trabalhos.

Assim, essa prática, além de enriquecer o currículo dos alunos e prepará-los para os desafios acadêmicos e profissionais futuros, também possibilita fortalecer os laços entre a escola e a comunidade acadêmica, promovendo uma educação mais integrada e colaborativa.