Período de adesão para o ciclo 2019-2020:  19 de novembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019.

O processo é feito pelo e-Gestor Atenção Básica. O acesso deve ser feito com CPF e senha do perfil cadastrado como “gestor municipal” vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha entrada habilitada ou perfil no módulo PSE, é o CNPJ e a senha do Fundo Municipal de Saúde que deve gerenciar o cadastro.

Antes de aderir ao PSE, os representantes municipais da saúde e da educação devem definir junto com as escolas quais serão inscritas no PSE. As escolas aderidas deverão assumir o compromisso, em conjunto com as equipes da Atenção Básica, de desenvolver atividades para todos os educandos e durante todo o ciclo de 12 ações.

As estratégias estão previstas na Portaria nº 1.055 de 2017 e podem ser combinadas, levando em consideração o nível de ensino, as demandas da escola, do território e a análise de situação de saúde do território.

As ações são:

• Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

• Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

• Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

• Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

• Prevenção das violências e dos acidentes;

• Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

• Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

• Verificação e atualização da situação vacinal;

• Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

• Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

• Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e

• Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.055, DE 25 DE ABRIL DE 2017Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações.