Reúne orientações para o apoio à revisão do Projeto Político-Pedagógico – constituição do marco referencial, do diagnóstico e do plano de ação. Os Itinerários Avaliativos serão a diretriz da Secretaria de Estado da Educação para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) 2020 das escolas. 

Concebidos como uma tecnologia de gestão e monitoramento, os Itinerários Avaliativos valorizam a tomada de decisões coletiva, com base em evidências provenientes tanto das avaliações externas quanto das avaliações internas. Toda e qualquer reunião, nos Itinerários Avaliativos, tem como propósito a deliberação coletiva sobre as orientações de trabalho, o consenso entre os profissionais da escola, ou seja, o fortalecimento do trabalho colaborativo.

 

Uma caminhada com 13 itinerários que visam apoiar a escola no diagnóstico das dimensões que impactam a aprendizagem.

Essas dimensões foram sintetizadas em 4 eixos:

- Relação da escola com a comunidade;

- Direito à aprendizagem;

- Gestão democrática e participativa; e

- Fortalecimento do trabalho coletivo.

Esses eixos serão utilizados como base para a elaboração dos Planos de Ação.  

Como acessar os Itinerários Avaliativos?

Através do link “Itinerários Avaliativos” disponível no menu superior à direita do portal do Simave

< http://www.simave.caedufjf.net > ou < https://itinerariosmg.caeddigital.net > O login e a senha da escola são seu código INEP, com 8 dígitos.  

 

Papel do(a) Diretor(a):

O(A) diretor(a) escolar, é responsável por implementar e conduzir a execução dos itinerários na sua escola. São suas atribuições mediar a resolução de dificuldades, bem como monitorar e avaliar a execução dos Itinerários.       

 

 

 

 

 

 

Qual é o cronograma para realização Itinerários?

O cronograma definido possui caráter orientador do processo de execução dos Itinerários Avaliativos.

Os prazos intermediários têm o cunho de referência e foram definidos de acordo com o material

elaborado, o tempo previsto para sua execução e considerando o Calendário Escolar de 2019, Portaria 249/2019, e demais ações da Secretaria de Estado de Educação. É importante salientar que, apesar da flexibilidade dos prazos intermediários, existem marcos com prazo fixo. Os Itinerários 1 a 9 devem ser finalizados até 14/07 . O Itinerário 10 - Síntese do diagnóstico e definição de prioridades deve ser finalizado até 18/08 . Os Itinerários 11 a 13,  Plano de Ação , devem ser finalizados até 06/10 , quando os Itinerários Avaliativos serão encerrados e as ações começarão a ser executadas.

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

Rua Tabelião Thiago Carneiro Santiago, 364

Bairro BPS

Itajubá - MG  CEP: 37.500-021

Telefones de contato (35)3629-9500

Temos 149 visitantes e Nenhum membro online