Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), entre 2006 e 2017, o Instituto Avaliar criou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), que integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e é pioneiro no Brasil. O PAAE foi planejado com base em um sistema on-line que possibilita avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo e identificar, a partir dos resultados de desempenho, as necessidades imediatas de intervenção pedagógica, para atender cerca de 3.000 escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, o sistema oferece aos professores um banco de questões que tem como objetivo contribuir com a rotina de avaliação planejada pelo professor para cada turma, após o diagnóstico inicial.

A concepção e o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação operacionalizada por um sistema informatizado viabiliza a aplicação de provas on-line em equipamentos do laboratório da escola e em dispositivos (tablets e smartphones) do aluno. Entre os atuais subprogramas do PAAE, destacam-se a Avaliação Diagnóstica, a Avaliação da Aprendizagem Anual, os Simulados Enem e o Programa Para Aprender Mais. O PAAE desenvolve também formação de educadores por meio de oficinas presenciais e a distância sobre temas como produção de itens e produção de texto.

 

Banco de Itens

A partir de 2006, o Instituto Avaliar criou o Banco de Itens da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e foi o responsável pelo design e programação do sistema e suas funcionalidades bem como pela produção de mais de 100.000 itens de avaliação dos conteúdos curriculares dos ensinos Fundamental e Médio. Até 2017, respondeu pela gestão, o que abrange a atualização, manutenção e suporte técnico a todos os professores e escolas da rede estadual de ensino público de Minas Gerais.

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

Rua Tabelião Thiago Carneiro Santiago, 364

Bairro BPS

Itajubá - MG  CEP: 37.500-021

Telefones de contato (35)3629-9500

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online