O Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI, tem o objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio não profissional. O Programa oferece apoio técnico e financeiro ao desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade do ensino, com ênfase nos projetos pedagógicos que promovam a educação cientifica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.
A destinação dos recursos ocorre nos moldes e sob a égide das normas do Programa Dinheiro Direto na Escola e do PROEMI em vigor.
Cabe ao Comitê Regional do Programa o suporte pedagógico na construção do PRC, o acompanhamento, monitoramento e aprovação das alterações e adequações nas ações pedagógicas de cada Campo de Integração Curricular (CIC) da Proposta de Redesenho Curricular (PRC) antes da execução financeira.
Escolas Participantes do Programa (Biênio 2016/2017):
Reúne orientações para o apoio à revisão do Projeto Político-Pedagógico – constituição do marco referencial, do diagnóstico e do plano de ação. Os Itinerários Avaliativos serão a diretriz da Secretaria de Estado da Educação para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) 2020 das escolas.
Concebidos como uma tecnologia de gestão e monitoramento, os Itinerários Avaliativos valorizam a tomada de decisões coletiva, com base em evidências provenientes tanto das avaliações externas quanto das avaliações internas. Toda e qualquer reunião, nos Itinerários Avaliativos, tem como propósito a deliberação coletiva sobre as orientações de trabalho, o consenso entre os profissionais da escola, ou seja, o fortalecimento do trabalho colaborativo.
Uma caminhada com 13 itinerários que visam apoiar a escola no diagnóstico das dimensões que impactam a aprendizagem.
Essas dimensões foram sintetizadas em 4 eixos:
- Relação da escola com a comunidade;
- Direito à aprendizagem;
- Gestão democrática e participativa; e
- Fortalecimento do trabalho coletivo.
Esses eixos serão utilizados como base para a elaboração dos Planos de Ação.
Como acessar os Itinerários Avaliativos?
Através do link “Itinerários Avaliativos” disponível no menu superior à direita do portal do Simave
O(A) diretor(a) escolar, é responsável por implementar e conduzir a execução dos itinerários na sua escola. São suas atribuições mediar a resolução de dificuldades, bem como monitorar e avaliar a execução dos Itinerários.
Qual é o cronograma para realização Itinerários?
O cronograma definido possui caráter orientador do processo de execução dos Itinerários Avaliativos.
Os prazos intermediários têm o cunho de referência e foram definidos de acordo com o material
elaborado, o tempo previsto para sua execução e considerando o Calendário Escolar de 2019, Portaria 249/2019, e demais ações da Secretaria de Estado de Educação. É importante salientar que, apesar da flexibilidade dos prazos intermediários, existem marcos com prazo fixo. Os Itinerários 1 a 9 devem ser finalizados até 14/07 . O Itinerário 10 - Síntese do diagnóstico e definição de prioridades deve ser finalizado até 18/08 . Os Itinerários 11 a 13, Plano de Ação , devem ser finalizados até 06/10 , quando os Itinerários Avaliativos serão encerrados e as ações começarão a ser executadas.
A Educação Integral e Integrada visa a assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na educação básica, com a melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo-se as condições necessárias ao desenvolvimento dos diversos saberes e habilidades pelos estudantes e a ampliação da oferta da jornada em tempo integral, em consonância com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.
Caracteriza-se pelo potencial elevado nas diferentes áreas de seu interesse, isoladas ou combinadas entre si, tais como: realização de operações lógicas, talento nas artes plásticas e na música, habilidades de liderança e comunicação, capacidade de autopercepção e empatia, entre outras. Também apresenta elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação/Coordenação dos Jogos Escolares de Minas Gerais, promove, anualmente, o Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas, de forma educativa e democrática. Por abranger diversas regiões do estado, o JEMG atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado, contribuindo para a formação de cidadãos.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais selecionam os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.
A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
Podem participar da competição as escolas públicas e particulares com estudantes-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios de Minas Gerais. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com estudantes-atletas de 12 a 14 anos (nascidos em 2007, 2006 e 2005) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002).
As modalidades disponíveis no JEMG/2019 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete em cadeira de rodas, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7, ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, natação, natação PCD, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, voleibol, vôlei de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.
Etapa municipal - A realização é de responsabilidade dos Órgãos Municipais que selecionarão as escolas e estudantes-atletas para a etapa seguinte, microrregional, regional ou estadual.
Etapa microrregional - Serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e pela Secretaria de Estado de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino e pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, que selecionarão as escolas e estudantes-atletas para a etapa regional.
Etapa regional - Serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e pela Secretaria de Estado de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino e pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, que selecionarão as escolas e alunos-atletas para a etapa estadual.
Etapa estadual - Será realizada pela Secretaria de Estado de Esportes e pela Secretaria de Estado de Educação, por meio das Superintendências Regionais de Ensino e pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG e é considerada seletiva estadual, indicando suas escolas e os alunos-atletas representantes para as etapas nacionais.
Regulamento Geral 2019
Site dos Jogos Escolares
Microrregional (SRE Itajubá)
Municípios: Brazópolis | Carmo de Minas | Conceição das Pedras | Conceição dos Ouros | Consolação | Cristina | Delfim Moreira | Dom Viçoso | Gonçalves | Itajubá | Maria da Fé | Marmelópolis | Natércia | Paraisópolis | Pedralva | Piranguçu | Piranguinho | São José do Alegre | Sapucaí Mirim | Virginia | Wenceslau Braz.
Cidade-sede: Itajubá.
Período de realização: 27/5 a 2/6/2019.
Data de realização da Etapa Microrregional: a definir.
Data da Reunião Técnica das modalidades coletivas (presença obrigatória): 9/5/2019.
Local da Reunião Técnica: Sala da Praça de Esporte – SEMEL.
Endereço da Reunião Técnica: Avenida Paulo Chiaradia, 371, bairro São Vicente – Itajubá/MG.
Contato do representante da SRE: Luana Camile Lima Costa/Profª. Luziana Ribeiro Siqueira/ Profª. Maria Cecília Gonçalves.
Telefone: (35) 3629-9514.
Contato do representante do município: Prof. Junior Fraga Bastos.
Telefone: (35) 3692-1715.
Data final para a indicação das escolas nas modalidades coletivas e xadrez: até 6/5/2019.
Data final para a inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas na modalidade de xadrez: até 10/5/2019.
Fechamento do sistema de inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas nas modalidades coletivas: 21/5/2019.
Reunião técnica da modalidade de xadrez (presença obrigatória): a definir.
Data de divulgação da tabela dos jogos e programação de xadrez: 16/5/2019.
Programação da Reunião Técnica
Regional (Sul)
Cidade Sede: Caxambu/ Baependi.
Data de Realização da Etapa Regional: 24/6 a 29/6/2019.
Data da Reunião Técnica: 6/6/2019.
Local da Reunião Técnica: a definir.
Endereço da Reunião Técnica: a definir.
Contato do representante da SRE: Profª. Daíla Ferreira Lima Gouvea.
Telefone: (35) 3341-0416.
Contato do representante do Município: Prof. Waldir Tapetti/ Prof. Flávio Roberto de Macedo Júnior.
Telefone: (35) 3341-5462/ 3343-3736.
Data-limite para desistência de participação das equipes classificadas nas modalidades coletivas e xadrez: 4/6/2019.
Data-limite para inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas nas modalidades coletivas e xadrez para a cidade-sede que não tenha participado da etapa microrregional: até 3/6/2019.
Data-limite para o envio formalizado de alojamento e confirmação do horário de chegada à cidade-sede. (Enviar para a Superintendência de sua jurisdição): 6/6/2019.
Data de divulgação da tabela dos jogos e programação de xadrez: 13/6/2019.
Reunião técnica da modalidade de xadrez (presença obrigatória): a definir.
Data-limite para inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas nas modalidades coletivas: 18/6/2019.
Estadual
Cidade Sede: Uberlândia.
Data de Realização da Etapa Estadual: 29/7 a 3/8/2019.
Reunião técnica das modalidades coletivas, badminton e vôlei de praia: 11/7/2019.
Local: a definir.
Endereço: a definir.
Contato do representante da SRE: Profª. Camilla Godoy Azevedo / Heverton Paulo Silva Ferreira.
Telefone: (34) 3253-9223.
Contato do representante do Município: Prof. Hudson Paim Pamplona.
Telefone: (34) 3235-6289.
Presença obrigatória ou procuração, com firma reconhecida; Esclarecimento do Regulamento Geral; Confirmação da participação na etapa estadual; Sorteio e configuração das chaves.
Data-limite para indicação das escolas, inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas nas modalidades coletivas para Belo Horizonte e cidade-sede que não tenha participado das etapas microrregionais e regionais: 28/6/2019.
Data-limite para indicação das escolas, inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas nas modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez, inclusive a cidade-sede e Belo Horizonte: 28/6/2019.
Data-limite para indicação das escolas, inscrição e gerenciamento dos estudantes-atletas nas modalidades paralímpicas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado, inclusive a cidade-sede e Belo Horizonte: 28/6/2019.
Data-limite para desistência de participação das equipes classificadas nas modalidades coletivas e xadrez: 4/7/2019.
Reunião Técnica das modalidades paralímpicas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado, inclusive a cidade-sede e Belo Horizonte (presença obrigatória): a definir.
Reunião Técnica das modalidades individuais: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, inclusive a cidade-sede e Belo Horizonte (presença obrigatória): a definir.
Data-limite para o envio formalizado de alojamento e confirmação do horário de chegada à cidade-sede (modalidades coletivas, modalidades individuais e paralímpicas). (Enviar para a Superintendência de sua jurisdição): 5/7/2019.
Publicação dos programas/provas das modalidades individuais e paralímpicas: 16/7/2019.
Data final para alteração da ficha de inscrição das modalidades coletivas: 23/7/2019.
Data-limite para substituição de estudante-atleta por equipe nas modalidades individuais: 23/7/2019.
Data de divulgação da tabela dos jogos: 18/7/2019.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), entre 2006 e 2017, o Instituto Avaliar criou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), que integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e é pioneiro no Brasil. O PAAE foi planejado com base em um sistema on-line que possibilita avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo e identificar, a partir dos resultados de desempenho, as necessidades imediatas de intervenção pedagógica, para atender cerca de 3.000 escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, o sistema oferece aos professores um banco de questões que tem como objetivo contribuir com a rotina de avaliação planejada pelo professor para cada turma, após o diagnóstico inicial.
A concepção e o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação operacionalizada por um sistema informatizado viabiliza a aplicação de provas on-line em equipamentos do laboratório da escola e em dispositivos (tablets e smartphones) do aluno. Entre os atuais subprogramas do PAAE, destacam-se a Avaliação Diagnóstica, a Avaliação da Aprendizagem Anual, os Simulados Enem e o Programa Para Aprender Mais. O PAAE desenvolve também formação de educadores por meio de oficinas presenciais e a distância sobre temas como produção de itens e produção de texto.
Banco de Itens
A partir de 2006, o Instituto Avaliar criou o Banco de Itens da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e foi o responsável pelo design e programação do sistema e suas funcionalidades bem como pela produção de mais de 100.000 itens de avaliação dos conteúdos curriculares dos ensinos Fundamental e Médio. Até 2017, respondeu pela gestão, o que abrange a atualização, manutenção e suporte técnico a todos os professores e escolas da rede estadual de ensino público de Minas Gerais.