O Plano de Convivência Democrática no Ambiente Escolar é a materialização dos eixos do Programa de Convivência Democrática e tem por objetivo apresentar estratégias para a prevenção e o enfrentamento às violências no espaço escolar, além de propor ações efetivas para promover a Educação em Direitos Humanos, o respeito e o  reconhecimento das diferenças e diversidades, a dignidade da pessoa humana, a laicidade do Estado, a democracia na educação, a transversalidade e a sustentabilidade socioambiental.

O Plano deverá ser construído, de forma coletiva, pela comunidade escolar, em consonância com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola. Nesse Plano, a escola deverá apresentar estratégias para a prevenção e o enfrentamento às violências no ambiente escolar e propor ações efetivas para promover o reconhecimento e a valorização da diversidade, a dignidade da pessoa humana, a laicidade do Estado, a democracia na educação, a transversalidade e a sustentabilidade socioambiental, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

É essencial que a escola proponha ações fundamentadas em princípios de convivência, para que se construa uma escola livre de preconceitos, de violência, de abuso sexual, de intimidação e punição corporal, incluindo procedimentos para a resolução de conflitos e modos de lidar com a violência, perseguições ou intimidações, por meio de processos participativos e democráticos.

 

 

Com o objetivo de estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos, o Programa Impulsiona é uma parceria entre o Instituto Península e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e oferece cursos online e conteúdos gratuitos para professores de educação física e coordenadores pedagógicos, com o intuito de incentivar a prática de novas modalidades, trabalhar as competências socioemocionais e fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar. E também oferece aulas digitais para professores de todas as disciplinas com a finalidade de impulsionar a
educação esportiva nas escolas.

 

 

  • Como o Impulsiona chega às escolas?

Para fazer parte do #TimeImpulsiona, é fácil e gratuito. Basta fazer um cadastro e se inscrever em um dos cursos ou fazer download dos conteúdos pedagógicos.

 

  • Conteúdos

Os conteúdos pedagógicos do programa Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser utilizados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional, estimulam a inclusão e podem ser utilizados por professores, educadores ou coordenadores pedagógicos. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

  • Cursos

Os cursos ofertados pelo Impulsiona têm o objetivo de introduzir novas modalidades, fortalecer a cultura esportiva, desenvolver competências socioemocionais e estimular o respeito à diversidade e à inclusão. Eles são oferecidos de forma gratuita, por uma plataforma virtual. Permitem a emissão de certificado, mediante avaliação proposta ao final dos estudos e proporcionam interação entre os participantes de todo o Brasil. São ofertados para coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física e educadores de alunos líderes, e a carga horária de cada curso é definida de acordo com o público-alvo e com o tema que está sendo tratado.

  • Portal do Impulsiona: www.impulsiona.org.br

 

Avaliação de Desempenho
 
 
Definição:

Avaliação de Desempenho é o processo contínuo de verificação do desempenho do servidor  por meio do planejamento e acompanhamento de seu trabalho ao longo do ciclo de avaliação, tendo em vista as responsabilidades e atividades a ele atribuídas. 

O PGDI é o plano de trabalho do servidor que deve ser elaborado em conjunto com a Chefia imediata no início do período avaliatório. É um dos principais documentos que compõem o processo avaliativo.

Existem três tipos de Avaliação de Desempenho:

* Avaliação Especial de Desempenho (AED);
* Avaliação de Desempenho Individual (ADI);
* Avaliação de Desempenho do Gestor Público (ADGP).
 

Quem faz a avaliação de desempenho? 

Uma Comissão de avaliação de desempenho com representatividade paritária é instituída na Unidade de exercício do servidor, com a presença obrigatória da Chefia imediata e mais 3 membros titulares (um membro é indicado pelo chefia imediata e os outros dois membros são indicados pelos servidores avaliados) a fim de avaliar no final do período de ADI ou etapa de AED, o servidor. Ainda existe a presença de no mínimo um membro suplente para compor a Comissão no caso de falta de algum membro titular e para participar da avaliação dos próprios membros que compõem a comissão de avaliação. A nota é dada de acordo com cada critério e seus respectivos descritores ou competência com suas contribuições efetivas, referentes ao cargo do servidor avaliado e é atribuída segundo o consenso dos membros da Comissão ou através de uma média aritmética, da forma mais imparcial possível.   

 

Sobre o PGDI

  • Avaliação de Desempenho Por Competências

Servidores efetivos (estáveis e em estágio probatório) e de recrutamento amplo, em exercício na Unidade Central e Superintendências Regionais de Ensino (SRE), submetidos à ADI ou AED, ocupantes dos cargos:

•Analista Educacional - ANE (exceto Inspetor Escolar, Superintendente e Diretores da DAFI, DIRE E DIPE)
•Técnico da Educação - TDE
•Assessor ,Cargos Comissionados e Funções Gratificadas
 
  • Avaliação de Desempenho Por Competências

Servidores efetivos (estáveis e em estágio probatório) e de recrutamento amplo, em exercício na Unidade Central e Superintendências Regionais de Ensino (SRE), submetidos à ADI ou AED, ocupantes dos cargos:

•Analista Educacional - ANE (exceto Inspetor Escolar, Superintendente e Diretores da DAFI, DIRE E DIPE)
•Técnico da Educação - TDE
•Assessor ,Cargos Comissionados e Funções Gratificadas
 
Documentos Relacionados
 

Sobre o PGDI

Resolucao SEPLAG-SEE 7110-2009

Resolução SEPLAG 001-2013 Por Competências

LEI COMPLEMENTAR 71, DE 2003 - Atualizado

DECRETO 45851, DE 2011 TEXTO ATUALIZADO

DECRETO 44559, DE 2007 TEXTO ATUALIZADO

CRONOGRAMA EXCLUSIVO ESCOLA SRE ITAJUBÁ CICLO 2019

Avaliação Individual de Desempenho (ADI)

Avaliação Especial de Desempenho (AED)

Avaliação de Desempenho Por Competências

Avaliação de Desempenho Gestor Público (ADGP)

 

 

Formulários: Na rede Estadual os  dados do SIMADE migram diretamente para o Educacenso.

 
ATENÇÃO: Em 2019 um novo formulário: do Gestor Escolar.
 
 
  
Resolução: 
 

 

 

 

 

Domínio Educação: @educacao.mg.gov.br

Em 2009, o Governo do Estado de Minas Gerais, representado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou com a Google Inc. um convênio para a implantação na rede de ensino pública estadual o pacote de aplicativos do Google Apps Edu, dentre diversos aplicativos, o WebMail.

Para solicitar o e-mail institucional, o professor deverá fazer o pedido ao diretor da Escola onde o mesmo encontra-se lotado. Após, o diretor realizará ao NTE a solicitação através do e-mail institucional da Escola.

Orientamos que a conta de e-mail demora em média 48hs para ser criada e disponibilizada pelo órgão central. Pedimos que já no primeiro acesso a senha seja trocado, evitando assim o uso indevido da conta de e-mail por terceiros.

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

Rua Tabelião Thiago Carneiro Santiago, 364

Bairro BPS

Itajubá - MG  CEP: 37.500-021

Telefones de contato (35)3629-9500

Temos 14 visitantes e Nenhum membro online