O Ensino Médio Integral e Integrado implementado no Estado de Minas Gerais em 2018 tem por finalidade geral a ampliação da jornada escolar, proporcionando aos estudantes uma efetiva associação entre a formação básica e outros conteúdos e experiências, garantindo-lhes a melhoria das aprendizagens em todas as áreas do conhecimento, as mais diferentes experiências que possam dar luz e sustentar seus projetos de vida e ao mesmo tempo permitir a construção e execução de um plano de participação cidadã que altere positivamente o seu lócus e o entorno de sua comunidade, a promoção e o desenvolvimento de habilidades e de atuação social e, quando desejado, a possibilidade de fazer um Curso Técnico Profissionalizante com vistas à inserção no mercado de trabalho.

 

 O Programa Mais Alfabetização (PMALFA)  tem por objetivo fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O Programa garante apoio adicional com um assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, além de apoio financeiro por meio da cobertura de despesas de custeio. 

 

  • Portaria Nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais Alfabetização, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1o ano e no 2o ano do ensino fundamental.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

 

Em 2009 o ENEM ganhou outra importante função e se tornou critério de seleção para quem quer ingressar nas Instituições Federais de Ensino Superior ou participar do Sisu, ProUni e Fies - programas do governo federal que auxiliam os estudantes no acesso à universidade.

 

Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio é divido em quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

 

As provas são classificadas em áreas do conhecimento e componentes curriculares:

 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
  • Matemáticas e suas Tecnologias (Matemática).
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação).

 

Na redação, o candidato deve apresentar as quatro competências exigidas:

 

“Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”.

“Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”.

“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

“Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”.

 

 Fonte: https://enem.inep.gov.br/

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Programa Nacional do Livro Didático: O FNDE executa diretamente o programa, não havendo repasse de recursos para as aquisições de livros didáticos, acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

 

São distribuídos às escolas por meio do PNBE; PNBE do Professor; PNBE Periódicos e PNBE Temático e são acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa e de outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica.

 

É destinado a todos os alunos do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e do ensino médio das escolas públicas cadastradas no Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sendo atendidas apenas as escolas federais e as redes de ensino estaduais, municipais e do distrito federal que firmarem termo de adesão disponibilizado pelo FNDE. Os beneficiários que não desejarem mais receber os livros didáticos ficam obrigados a solicitar a suspensão das remessas de material ou a sua exclusão do programa.

 

Fonte: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/legislacao/item/9787-sobre-os-programas-do-livro

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.

 

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos:

 

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:

Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

  • Declaração Parcial de Proficiência:

Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

 

Atenção:

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep.

 

Fonte: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/

As avaliações realizadas pelo SIMAVE buscam aferir todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas analisam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, na gestão escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio.

Qual a importância das avaliações externas?

Focalizam o ensino de um sistema escolar e não o aluno. Isso significa que esse tipo de avaliação, embora busque identificar habilidades demonstradas pelos alunos, objetiva verificar se o ensino foi realizado como deveria. É diferente da avaliação do aluno, interna à escola, em que o professor, com base no que trabalhou em sala de aula, visa constatar o que os alunos aprenderam.

 

Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) 

  • Tem por objetivo verificar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública;
  • Primeira avaliação ocorreu em 2005:
  • Amostrais no 2º e no 4º ano
  • Censitária no 3º ano
  • Em 2018:
  • Censitária no 2º e no 3º ano
  • Os resultados do PROALFA são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.

 

 

 

 

A divulgação é feita através do SITE http://www.simave.caedufjf.net

 

 

 

Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB)

  • Tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que se refere às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática;
  • Avalia os alunos, os professores, os especialistas e os diretores;
  • Avalia alunos que se encontram no 5º ano, 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano, 3º ano do Ensino Médio;

 

Os resultados são apresentados da seguinte forma:

  1. Proficiência Média
  2. Participação (número de alunos)
  3. Evolução do Percentual de Alunos por Padrão de Desempenho (Baixo, Intermediário, Recomendado e Avançado)

Superintendência Regional de Ensino de Itajubá

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